![]() Ótima forma de Madonna em Hung Up |
“I do yoga and pilates
And the room is full of hotties
So I’m checking out the bodies
And you know I’m satisfied”
(American Life, Madonna)
Todo mundo viu (se não foi ao show, acompanhou pelos meios de comunicação, como eu). Madonna tem folego de sobra, mais disposição do que muita gente de 25 anos, muita energia para fazer um Maracanã lotado ir ao delÃrio e depois ainda ir se acabar numa pista de dança.
Aos 50 anos Madonna mantém uma forma invejável, conquistada ao longo dos 26 anos de carreira. Todos sabem o quão viciada em musculação Madonna era no inicio de sua carreira, porém, desde 1998 a cantora adotou outros métodos para manter a boa forma: a Yoga e o Pilates. ExercÃcios que trabalham o corpo e a mente. Neste post, vou falar sobre Pilates e seus benefÃcios.
O que é Pilates?
Para quem detesta musculação e quer ficar em forma, Pilates parece ser um dos exercÃcios mais indicados para isso. O método foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercÃcios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilÃbrio e força. Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim. Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de mais de 500 exercÃcios utilizando 9 aparelhos para desenvolver o corpo uniformemente.
O segredo do método esta em exercitar-se com mais eficiência e com menos repetições, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo. Devido a necessidade de se concentrar utilizando sua mente ligada ao corpo durante as rotinas de exercÃcios é garantido ao praticante sentir-se mais consciente das funções musculares e ainda controlá-las mais adequadamente.
Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visÃveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercÃcio, ajudando na melhora da postura global do indivÃduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
Como são as aulas?
– Apresentam exercÃcios suaves e eficazes;
– Poucas repetições de cada movimento;
– Grande repertório de exercÃcios;
– Aulas únicas, evitando monotonia;
– Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercÃcios;
– Resultados rápidos e duradouros;
– Construção de uma postura correta e natural;
– Não há desgaste fÃsico.
Os BenefÃcios:
– Aumenta a resistência fÃsica e mental;
– Alongamento e maior controle corporal;
– Correção postural;
– Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
– AlÃvio das tensões, estresse e dores crônicas;
– Melhora da coordenação motora;
– Maior mobilidade das articulações;
– Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
– Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
– Fortalecimento dos órgãos internos;
– Aumento da concentração;
– Trabalha a respiração;
– Promove relaxamento.
![]() |
![]() |
Quem pode praticar?
Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercÃcios.
Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um professor, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno. Estes exercÃcios especiais podem ser feitos por qualquer indivÃduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivÃduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os nÃveis de condicionamento fÃsico pode praticar o Pilates.
E ai, se animou? Parece ser bastante bom e se você começar a praticar algum exercÃcio já, muito em breve estará pronta para o verão. Pilates é ou não é uma boa opção? Corra, ainda dá tempo!
Cyn,
Fiquei com muita vontade de fazer, ainda mais do que você escreveu! Estou muito em falta comigo mesma, não estou fazendo exercÃcios por pura falta de tempo! Mas já decidi que o ano que vem vou voltar a academia!!!
Ola Renata!
Pesquisando sobre a modalidade fiquei também com vontade de praticar o pilates. Acho que em janeiro vou me matricular. O bacana é que não faltam academias de pilates por ai. E é sempre bom a gente se cuidar, ano é mesmo?
Um super beijo e obrigada pelo comentário!
tem alguem que já fez isso? Poderia nos contar a experiência.
tenho interesse nisso, 30 aulas passa rápido, quem quer fazer um trato? uma brincadeira. Eu topo, vou fazer 30 aulas em janeiro e dou meu depoimento aki.
uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ao dono deste post, se eu esquecer este site, me cobra um resposta ta mi_mourao@hotmail.com, manda um recado antes por email, de me convidar, se nao eu nao aceito o convite, ok.
ta confirmado um mês
eu gostei foto madonna