Consumo consciente começa pela sacola


sacola_pet
Upload feito originalmente por Cyn Cardoso

Dando continuidade à blogagem coletiva sobre consumo consciente.

A foto ai em cima, mostra uma sacola. Mas não é uma sacola qualquer. A sacola é feita de fibras recicladas de garrafas pet. E como todos sabem, o tempo de decomposição do plástico é superior a 100 anos (garrafas pet demoram em torno de 450 anos para se decomporem), o que mostra a importância de haver uma reciclagem dos materiais plásticos.

Mas a sustentabilidade da sacola não para por ai. Acontece que a sacola é bem grande, grande o suficiente para carregar nela as compras da semana, ou a feira que você faz. Para se ter uma idéia, a altura dela é de uma garrafa de refrigerante de 2 litros.

Ou seja, ao invés de consumirmos aquele monte de sacolinhas plasticas que nos dão no supermercado e que só se acumulam dentro de casa, o bacana é levar sua própria sacolona e nela colocar suas compras. O que ja é um primeiro passo para o consumo consciente.

Esta cultura de se levar a própria sacola de casa, é algo que existe por toda Europa. La, os supermercados cobram uma taxa de 5 a 20 centavos de euros por cada sacola que você pede (claro que o preço varia de acordo com o tamanho da sacola plastica), e, a não ser que você queira jogar seu dinheiro fora, você leva sua própria sacola ao supermercado, e leva suas compras para casa com a consciência leve e tranqüila de quem não consumiu mais uma “simples sacolinha plastica” que na verdade é capaz de prejudicar -e muito- o meio ambiente.

Este discurso me lembra um outro detalhe. No próprio supermercado, já no caixa, é possível encontrar destas sacolas ecologicamente corretas para compras, sendo comercializadas por eles a um preço médio de 5 reais.

Considere essa idéia! 😉

4 Comments

    1. @Pedro Cardoso, pois é, bem bacana não? Pra que acumular aquele monte de sacola de plastico em casa. Mesmo usando pra jogar fora o lixo, elas se acumulam.
      Tomara que em breve a moda pegue. Pois a natureza já ta mostrando que não esta feliz com nossas ações (enchentes absurdas estão ai)
      Bjs

  1. Aqui no Brasil, somente o grupo “Pão de Açúcar” adotou as sacolas ecologicamente corretas 😉 Lembra aquelas sacolas antigas de feira? Quando fui para Minas a última vez, me abasteci. Adoro elas!! 😉 Beijus

    1. @luma, eu vi a sacola justamente nas lojas do grupo. Quealias estao espalhadas por todo o pais.
      Uma coisa que notei foi que algumas senhoras já adotam uma atitude bem bacana. Colocam suas comprinhas naqueles carrinhos de feira. Usando as sacolas plasticas só pra proteger algum produto “molhado” digamos.
      Mas já é um começo.

      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>