As novelas e a moda

A novela ‘A Favorita’ esta praticamente no fim, e eu confesso não te-la acompanhado sempre. Mas acompanhei bastante os seus efeitos na moda popular. E é impressionante notar o efeito que as novelas tem na moda do dia a dia. Entra novela, sai novela, se ela é um sucesso o publico copia o estilo apresentado nelas.
Roupas, acessórios, cabelo e maquiagem. A mulherada fica louca para se parecer com o que vimos na televisão.
Outro dia mesmo, quando voltava de minha viagem de fim de ano, vi uma mulher com um corte de cabelo igual ao de Taís Araújo na supracitada novela. Ao que parece, até mesmo os homens começam a copiar os estilos masculinos vistos na tv.

donatela_e_flora dodi taisaraujo292

Me pergunto ao que se deve este fenômeno. Talvez seja porque a moda apresentada ali é algo a ser facilmente usado no dia a dia. Por personagens que muitas vezes representam pessoas do nosso quotidiano. Além disto, muitas das peças usadas são facilmente encontradas em lojas populares. A tv serve de inspiração para as peças das coleções que as lojas apresentam e, como em um movimento cíclico, figurinistas se inspiram na moda das ruas. Porém, todos estes fatores não são mais fortes do que uma única e simples razão: todos sem exceção querem se sentir bonitos. E, obviamente, se a tv mostrar algo que não agrade, imediatamente os telespectadores irão rejeitar. Pois estes não são como pequenos robôs que aceitam e compram tudo o que veem. Telespectadores ja aprenderam a discernir o que é bom para si.

Pelo o pouco que pude ver da próxima novela das 8, Caminho das Índias, o fenômeno ira se repetir. Não dou duas semanas apos o inicio da novela para que as pessoas comecem a procurar por ai acessórios indianos e lindos sáris, copiando maquiagens e penteados, adaptando tudo para o uso diário.

Afinal, quem não deseja se sentir sempre bonita?

4 Comments

  1. Vemos muito dessas influências na rua e alguns personagens são caracterizados, para caminhar nelas, como é o caso das meninas do bordel em Roque Santeiro, lembra? Mulheres andavam como prostitutas ou mesmo usando o “trash de luxo” da viúva Porcina. Algumas modinhas foram inesquecíveis, como a meia lurex com sandália de Dancing Days.

    Lembro também que em uma outra novela (não lembro o nome) Malu Mader apareceu com um mantô branco, um terninho de piquê assinados pela dupla italiana Dolce & Gabbana e uma capa com corte de pelerine da Gucci – Fabio Assunção aparecia vestindo roupas da Daslu Homem – blazer de veludo Gucci e gravatas caríssimas – uma maravilha. Vestimentas que o grande público não pode comprar mas que rapidamente é copiada. Talvez porque falte na televisão programas destinados exclusivamente à moda e ser a televisão o único meio de informação para a grande maioria da população.

    Bom fim de semana! Beijus

  2. Mesmo que as roupas sejam copiadas dos costureiros famosos, mas acho que a brasileira sempre dá um jeitinho de personalizar.

  3. imagine um brasil sem novelas…as novelas ditam tendencias em tudo. tem mais influencia que o governo na cabeça do cidadao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>