Era de Aquário

When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!

Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golden living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind’s true liberation
Aquarius!
Aquarius!


A canção acima se chama Age of Aquarius, do musical Hair. Musical este do final da década de 60, quando o estilo hippie de ser ditava um comportamento social (e a moda da época),um protesto pacifico contra a guerra do Vietnã, que pregava o movimento paz e amor.

Segundo a astrologia, os anos civis sao marcados por eras. Durante estas eras, de acordo com a posiçao dos planetas, recebemos influencias dos astros e signos.

Segundo o wikipedia:

Em astrologia a Era Solar é definida pela constelação na qual o Sol aparece durante o equinócio vernal. Como cada signo do zodíaco tem (em média) 30 graus, cada era solar dura aproximadamente 70anos/grau × 30graus = 2.100 anos. Isto significa que o Sol cruza o equador no equinócio vernal em movimento de retrocesso de ano para ano a uma média de um grau em setenta e dois anos, uma constelação em cerca de 2156 anos e os doze signos em cerca de 25 868 anos (designado Grande Ano Sideral). Esta é um divisão intelectual do círculo do zodíaco que coincide com as constelações no céu apenas um vez em cada 25 868 anos.

Vivíamos, até poucos dias atras sob a influencia do signo de peixes, a Era de Peixes, marcada principalmente pelo cristianismo (sendo que o peixe o símbolo do cristianismo usado pelos primeiros cristãos) e sua difusão. Superstição, a escravidão intelectual, a fé cega pela qual passou a civilização, são fenômenos bem conhecidos dos historiadores, fenômenos estes que são bem característicos do signo de peixes. Por outro lado, as influências da Era de Peixes (ou Pisces) no processo evolutivo foram necessárias. Os ensinamentos de amor e altruísmo que Cristo trouxe à Terra eram tão estranhos à religião da lei e do medo, conhecidas até então, que não podiam surtir efeito na humanidade, se não se desse ênfase à fé que abrangeu a doutrina do cristianismo. A Era de Pisces será recordada como a Era da Fé.

Segundo os cálculos astrológicos, como diz a musica, a Lua entrou na sétima casa e Júpiter se alinhou com Marte no ultimo sábado, dia 14. Isto significa que entramos na Era de Aquário, aquela posterior a de Peixes. Aquário é um signo com caracteristicas tais como: o apreço pela intelectualidade, pelos ideais, pela comunicação e pela fraternidade. Antes mesmo de entrarmos na Era de Aquarius, já era possível sentir algumas de suas influências como no desenvolvimento acelerado a nível individual, social, cultural, científico e tecnológico e na globalização ocorridos por todo o século XX.

O senso humanitário, que valoriza a cooperação e o desenvolvimento e se reflete, por exemplo, no florescimento do terceiro setor, nas ações sociais, no voluntariado e no surgimento das ONGs, também pode ser manifestação em Aquário

Acredita-se, como diz a canção, que esta será uma era de harmonia e fraternidade baseada na razão, simpatia e confiança abundante, sem mais mentiras e ilusões, oportunidades para o desenvolvimento intelectual e espiritual, dado que Aquarius é um signo aéreo, científico, intelectual.

O fato é que astros não podem fazer milagres. Não sera em um passo de magica que o mundo se tornara um lugar melhor como tao sonhado pelos utopistas da década de 60/70.
Cabe a nos aproveitar as influencias positivas que teremos nos anos a seguir e utiliza-las para um bem maior. Sem egoísmos, com alegria, esperança e fé em dias melhores. Mas tomando o cuidado para fazer esta transformação primeiro intimamente. Mudando nosso modo de pensar, de conviver e procurando ser pessoas melhores e conscientes do mundo ao nosso redor. Porque se cada um fizer a sua parte, o minimo para viver bem e em sociedade com atitudes bacanas, acabamos por contaminar positivamente quem esta ao nosso redor, e que, por sua vez acaba sendo influenciado e agindo do mesmo modo.

Para vivermos em um mundo melhor, basta querer e começar a agir. Tendo em mente de que não sera fácil, mas necessário para o nosso próprio bem e evolução espiritual. Ou você acha que estamos aqui só  a passeio?

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>