Porque se cuidar faz bem

unhas

Acredito verdadeiramente que vaidade não é futilidade. Ter as unhas bem feitas, os cabelos bem cuidados, cuidar da pele com filtros solares e hidratantes todos os dias, fazer uma boa maquiagem, se vestir bem, ter pés bem cuidados, fazem parte de uma rotina de bem estar e até mesmo saúde.

Claro que tudo isto tem um custo, que muitas vezes é considerado futilidade, mas não é. Higiene e cuidados são base primordial para a saúde, pois sem cuidados podemos abrir portas para infecções e doenças nada desejáveis. O problema, justamente são os tais dos custos. Quase ninguém tem dinheiro sobrando para ir até a manicure, para dar aquele tratamento nos cabelos que tanto necessita, para comprar roupas novas.  Mas como brasileiras, graças a Deus, sempre damos aquele famoso jeitinho.

Saber se vestir bem gastando pouco, participando de bazares com as amigas ou até mesmo reciclando aquelas roupas que já não usamos mais, reformando-as ou inovando seu uso, é uma arte que muitas mulheres aprenderam a dominar, em um pais onde estamos acostumadas com dificuldades financeiras.

Uma coisa que assisti no Fantástico tempos atras foi um grupo de amigas que todo final se reúne e faz uma especie de reunião-mutirão da beleza. Onde uma faz o cabelo da outra, depila sobrancelhas, faz aquela maquiagem bacana, e fazem as unhas.  Todas saem felizes e ganhando, ninguém perde nem gasta dinheiro e todas se ajudam.

E ai, você se pergunta: Para que tanta vaidade, gastar tanto tempo com isso? Porque, querendo ou não, faz bem. Da um up na auto-estima, nos deixa feliz. Se sentir bonita e bem cuidada nos faz sentir até mesmo mais seguras em uma sociedade em que a primeira impressão visual é a que fica e (infelizmente) conta demais. Insegurança faz com que nos boicotemos, nos sintamos incapazes, nos sintamos inferiores. Nos impede até mesmo de ter aquela autoconfiança necessária para enfrentar uma entrevista de emprego e sem segurança, raramente somos contratadas.

Talvez estas sejam coisas que para os homens sejam futilidades ou pura besteira. Mas eu afirmo, mexe muito com as mulheres. Nenhuma mulher gosta de se ver em uma foto, por exemplo, descuidada, com olheiras, espinha, descabelada, com ar de cansada, acima do peso, etc. Isto pode acabar com o humor, nos deixar deprê mesmo.

Costumava fazer minhas unhas em casa mesmo, pintando com cores bem clarinhas, discretinhas, basiquinhas, porque sou uma negação como manicure e cores mais fortes são mais difíceis de lidar. La fui eu, depois de seculos, na manicure, pois havia ganho um serviço de manicure e pedicure de um salão carioca no 1° luluzinha camp RJ. Decidi que queria diversificar e pintar de vermelho escuro, quase vinho. Fazia anos que não usava as unhas assim, e confesso que adorei vê-las com cores fortes novamente.

Acontece que como tenho pele muito clara e dedos bem finos, o contraste fica super bacana. Minhas unhas não são longas, pois quebram fácil, por isso sempre as uso curtinhas, e confesso que as prefiro assim. Na minha opinião ficam elegantes e bonitas se não forem muito longas.

Me senti bem, elegante e segura só com esta pequena mudança de cor nas unhas. Me fez super bem so este pequeno cuidado com as unhas, imagine se tivesse feito cabelo e etc. Se cuidar faz bem e pronto. O meu unico problema agora é encontrar um jeito economico de fazer as unhas sem que elas fiquem um completo desastre  quando feitas por mim e meu talento zero para manicure.

Enquanto isso, vou navegando por ai procurando dicas e descobrindo blogs bacanas dedicados somente a isso como o Mão Feita, e blogs de beleza como o Dia de Beauté e o Chata de Galocha.

8 Comments

  1. Eu também:
    1. Só pintava minha unha de esmalte claro (renda);
    2. Adorei quando pintei de vermelho;
    3. Tenho unhas que quebram fácil;
    4. Sou um completo desastre pintando minha própria unha….rs

    Tudo que você fala no texto é a mais pura verdade, vale muito a pena nos cuidarmos. E vale para nós, independente de qualquer outra pessoa.

    1. @Mariana Musa,
      Tentei hoje fazer minhas unhas om esmalte vermelho novamente. Definitivamente não tenho talento pra coisa, mas vou continuar tentando rsrsrsr
      Se cuidar é muito bom mesmo.
      Beijocas

  2. Por sorte minha, trabalhei na administração de um salão chique daqui de Goiânia, por um tempo, considero um dos melhores trabalhos q eu já tive, unhas, cabelo sempre muito bem arrumados, e o melhor: de graça! Mas consegui algo melhor e precisei sair. Mas graças a minha curiosidade, aprendi muito nesse trabalho, principalmente os cuidados com o cabelo, hidratação, tintura, escovar e maquiar. Tudo isso, eu faço, e muito bem, em casa mesmo. Não pago por isso, pelo serviço em si, e já acho só os produtos tão caros…
    Já no q diz respeito a unhas, pago e ‘caro’ pra fazer. Foi-se o tempo que eu tinha tempo e paciência pra ‘cutucar’ (rs)´minhas cutículas hiper grossas, e nem ficava bom. Minhas unhas são beem duras, por sorte. E sempre mantenho o tamanho mediano nelas. Esmalte na mão, sempre escuro, e nos pés renda. Praxe!
    Confesso que gostaria de ter muito dinheiro, pra cuidar o tanto quanto gostaria, da estética. Faz bem pra auto-estima, e nos fazem sim mais felizes.

    Ai ai…

    Um beijo, Cyn!

    1. @Nubia,
      Deve ser ótimo ter bastante grana pra poder ir se cuidar toda semana em um salão, ou então arrumar um trabalho como o seu antigo em um salão, não é? Eu tentei hoje fazer minhas unhas, quebram um ganho, mas se olhar de perto é um horror hehehe.
      Enquanto isso não acontece vamos dando aquele jeitinho brasileiro de sempre pra tentar se manter bonita.
      beijocas

    1. @Cami, impossível realmente não é, ainda mais no nosso pais onde todos sempre dão um jeitinho 😉
      Muito bacana o site, obrigada pela dica e pela visita.
      Beijos

  3. E toda mulher tem direito de se cuidar. O homem adora ver e sentir uma mulher com unhas e cabelos bem arrumados e com um cheiro agradável. Desde que não seja com o dinheiro dele . Ta´ tudo certo.

  4. Antes eu não era nem um pouco vaidosa,andava com o cabelos preso com roupas cafona tinha cara de acabada,hoje descobri a mulher linda que sou cabelos sempre escovados unhas bem feitas com roupas da moda,não me importo de gastar para ficar bela.Me acho bonita e atraente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>