A arte de se fazer presente

1215912_paper_chain_in_the_dark

Este artigo não é sobre presentes de natal, é sobre como conseguir se fazer presente na vida de pessoas queridas. 🙂

Como filha de militar mudei de cidade muitas vezes. E mesmo depois que as viagens de militar acabaram, eu mesma, com meu espírito nômade, não passei muito tempo em lugar algum.

Conheci muita gente, fiz muitas amizades e com o tempo aprendi a distinguir qual era verdadeira e qual não valia a pena. Tenho muitos amigos sim, mas infelizmente, cada um em uma parte do mundo. E aí, você me pergunta, como é possível manter estas amizades distantes? Fazendo-se presente.

Se fazer presente não é, absolutamente, ficar grudados 24 horas por dia. Ninguém gosta de se sentir preso, ninguém gosta de alguém grudado no cangote.

Fazer-se presente, nada mais é que, fazer com que as pessoas que gostamos saibam que são queridas e que podem contar conosco sempre que for necessário. Tenho a sorte de ter amigos assim. Posso passar dias, até semanas sem falar com eles que, quando falo novamente é como se nunca tivesse saído de perto. E estou falando de amigos que moram em outros estados e até outros países. O carinho é sempre o mesmo, não muda.

E como conseguimos isto? Mais simples do que parece. Apenas algumas demonstrações de carinho aqui e ali. Dando apoio e oferecendo os ombros quando necessitam. Pode até acontecer de não poder estar perto quando precisam, mas sempre tem um pequeno gesto que acaba demonstrando que estão ali pro que der e vier. É um laço mais forte e mais simples do que se imagina. Não é a proximidade física que diz se uma amizade é verdadeira ou não.

Este post eu dedico aos meus amigos queridos, que sabem melhor do que eu se fazerem presentes em minha vida nômade. Especialmente para Fran e Kathy que em anos de amizade nunca me faltaram, onde quer que eu me encontrasse na face da Terra. Estou meio sumida, eu sei, e em falta com vocês, mas saibam que não existe nem um só dia em que eu não dedique um pensamento carinhoso a vocês.

E você? Sabe se fazer presente? Diga o que sente a quem ama, antes que seja tarde demais. 😉

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>