Nosso lar, o filme

Anteontem tive a agradável surpresa de conseguir ingressos para a pré-estreia do filme Nosso Lar. Não pensei duas vezes e fui alegremente. E as boas surpresas foram muitas, adorei cada momento.

Para quem não sabe, Nosso Lar é um filme baseado na obra de Chico Xavier, obra ditada pelo espírito de André Luiz, o protagonista da história. O tema é a vida após a morte do corpo material, o desencarne. A maioria das pessoas não acredita nisso, nesta “vida após a vida”, como é dito no filme, mas a história é realmente tocante.

O espírito do médico André Luiz ao falecer vai parar no Umbral (ou purgatório como muitos dizem), e passa algum tempo ali, sofrendo pelas próprias culpas dos erros que cometeu enquanto vivo. É resgatado dali em um dado momento por espíritos de luz, que o levam para o Nosso Lar, uma cidade localizada no plano espiritual.
Ali, ele recebe cuidados e passa a se interessar pelos ensinamentos de amor e luz, e passa a fazer o que jamais fez de bom grado enquanto vivo: ajudar o próximo. E ao ajudar seus próximos ele se descobre também uma pessoa melhor.
E aprende também que laços de amor não se desfazem nem com a distância e nem com a morte do corpo físico.

O filme é uma tradução belíssima do livro, com algumas adaptações, e a fotografia do filme é excelente. A cidade espiritual Nosso lar na visão do diretor e equipe de produção é lindíssima.  Não tenho nem palavras para descrever o quanto gostei do filme, a beleza das cores, e as locações maravilhosas que levam uma ajudinha de efeitos especiais para tornar o lugar ainda mais bonito e cheio de paz. Veja o trailer abaixo:

Grandes nomes da teledramaturgia brasileira estão no elenco, tais como:

Renato Prieto …. André Luiz
Fernando Alves Pinto … Lísias
Rosanne Mulholland … Eloísa
Inês Vianna … Narcisa
Rodrigo dos Santos … Tobias
Werner Schünemann … Emmanuel
Clemente Viscaíno … Ministro Clarêncio
Ana Rosa … Laura, mãe de Lísias
Othon Bastos … Anacleto, Governador de Nosso Lar
Paulo Goulart … Ministro Genésio
Aracy Cardoso … Dona Amélia, paciente de André Luiz
Selma Egrei … Mãe de André Luiz
Chica Xavier … Ismália, empregada da casa de André Luiz
Aramis Trindade … Paciente no hospital
Lu Grimaldi … Ministra Veneranda
Ana Kutner … Assistente do Ministério do Esclarecimento
Anna Cotrim … Mãe de Eloísa
André Luiz Miranda … Jovem Min. Comunicação

Entre outros maravilhosos atores. Ontem, a grata surpresa que tivemos antes do filme ter início, ficou por conta da presença de alguns dos atores (Ana Rosa, Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosanne Mulholland ) e a equipe de produção, que, emocionadíssimos, estavam lá para nos apresentar o filme.

Foi, com certeza, uma noite especial. O filme me deixou emocionadíssima, tocante, e de um visual incrível. Toda a equipe está de parabéns.

Mesmo que você não seja espírita kardecista, pode vir a gostar do filme. Se você gostou da novela A Viagem, está curtindo Escrito nas Estrelas e gostou da peça e do livro Violetas na Janela, com certeza vai gostar de Nosso Lar.

Que nos dá aquela emocionante esperança de uma vida além da vida, de que coisas lindas nos esperam.

Prestigiem! Nosso Lar, dia 3 de setembro nos cinemas. 😉

9 Comments

  1. parece ser mtu bom esse filme
    gosto de filmes q tocao nesses assuntos delicados como vida apos a morte criticas sociais como bope,cidade de deus etc etc

  2. Olá, tambem adorei o filme, a atuação de todos os atores foi magnifica …
    Eu gostaria de saber que musica é aquela tocada no Campo da Musica, quando André vai ao lago, e ela é tocada por um pianista, eu já escutei aquela musica mas não sei o nome, alguem ai sabe ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>