Hefesto, o ferreiro dos deuses

Hefesto era um dos filhos nascidos da união entre Zeus e Hera. Enquanto esperava a criança, Hera com certeza era a mais feliz das deusas. A Rainha dos céus estava esperando o filho de seu amor, o senhor dos deuses. A criança só poderia se tornar o orgulho do Olimpo, correto? Errado. Este post está longe de ser uma história linda de dia das mães…
Acontece que Hefesto, quando nasceu, era uma criança aleijada e bastante feia. Na antiguidade, em varios povos, incluindo os gregos antigos, era comum – terrível e errado, mas comum – que crianças com deformidades e/ou aleijadas fossem descartadas. Eram rejeitadas mesmo e entregues à morte. Mas acontece que Hefesto era imortal por ser um deus e Hera, furiosa e insultada por seu filho não ser a perfeição que ela esperava, agarrou a criança pela perna mais curta e a fez voar pela janela do Olimpo.

O lançamento foi tão forte, que Hefesto voou por um dia e uma noite inteirinhos indo cair direto no mar. A nereida Tétis e a oceaníade Eurínome acolheram a pobre criança rejeitada e decidiram cria-la. Hefestos cresceu morando em uma linda caverna recoberta por safiras azuis. Apesar de feio e coxo, cresceu com um coração muito bom, era muito grato às deusas do mar por terem criado ele e era também muito trabalhador.

Apesar de morar no mar, sua verdadeira paixão era o fogo. Admirava os vulcões e a força que eles passavam, e então decidiu tentar trabalhar moldando metais com o calor do fogo e a lava. A medida que trabalhava nas forjas que montou nos vulcões, se tornava mais forte e mais engenhoso. Fez lindas jóias de ouro para presentear suas mãe adotivas e um dia Hera viu Tétis usando uma dessas jóias. Hera se encantou com o trabalho e perguntou quem teria sido o artista.

Acontece que Hefesto também decidiu fazer um presente para sua mãe verdadeira. Mas não era um presente de gratidão. Construiu um belíssimo trono de ouro adornado de pedras preciosas. Neste trono maravilhoso ele incluiu correntes invisíveis e depois o enviou de presente para a sua mãe. Assim que Hera sentou no trono, as correntes se mexeram até aprisioná-la.

[nggallery id=13]

Hera ficou furiosa e desesperada, não conseguindo mais se levantar do trono. Zeus achou que ela estava maluca, pois não conseguia ver as correntes. Quando foi tentar tira-la de lá, percebeu que algo muito duro prendia a deusa ao trono. Todos os deuses tentaram libertá-la mas foi em vão. Nem Ares com suas armas conseguiu e então Zeus decidiu enviar Hermes até a forja de Hefesto e pedí-lo que libertasse a mãe. Hermes não conseguiu persuadir Hefesto, então Ares decidiu trazê-lo à força.

Hefesto não se impressionou com as armas e fúria de seu irmão Ares, e revidou o ataque com um bastão de ferro flamejante, fazendo Ares voltar ao Olimpo de mãos abanando e uma senhora vergonha.

Dionpisio então se ofereceu para o trabalho, e prometeu voltar com o deus coxo para o Olimpo, sem brigas. Foi então até a forja de Hefesto, e conversa vai conversa vem, Dionísio e seu séquito de alegres ninfas e sátiros deram uma bela festa e embebedaram Hefesto com seu magnífico vinho.

Chegaram ao Olimpo cantando e dançando, e em sua bebedeira Hefesto decidiu soltar a mãe do trono e tudo foi perdoado. Mãe e filho se perdoaram mutuamente e Hefesto passou a morar no Olimpo com os demais deuses, voltando sempre à sua forja para trabalhar e, suas magníficas criações. Fez belas armaduras para Atenas, criava escudos, armas e coisas úteis aos deuses.

Zeus deu Afrodite a Hefesto como esposa, mas ela não ficou muito feliz com isso. Mas isso é uma outra história que depois eu conto para vocês. 😉

 

One Comment

  1. Ola meu nome é Rafaela tenho 12 anos e amei a história, mais quero ler a segunda parte!
    Eu gostaria MUITO de saber porque Afrodite não ficou feliz com o casamento, dela e de Hefesto, fiquei sabendo através de outras histórias que a deusa da beleza (Afrodite) traiu Hefesto com Ares não sei se é isto mesmo, mais como eu disse gostaria muito de ler a segunda parte bela história!! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>