Hoje é dia das bruxas, bebê

Todo mundo sabe que hoje é Halloween, ou dia das Bruxas. Tem altas festinhas sobre o tema rolando por aí, e vamos combinar que é super divertido essa coisa de escolher fantasias pra se jogar na pista de dança. Não que alguém se interesse por isso, mas só por curiosidade, vamos ver o que vem a ser esse tal de Halloween.

Dizem que a festa tem sua origem ainda em tempos pagãos, cerca de 2500 anos atrás, quando os povos celtas comemoravam o Samhain que seria quando estes povos celebravam a passagem do ano deles e, ao mesmo tempo, o início do inverno. “O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira (…) A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia.” Quer dizer, sem querer falar mal, ou escarnecer as crenças de ninguém, existia todo um misticismo, todo um culto à natureza, aos mortos, ao mundo místico.

“ Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.”

Outra coisa interessante é que alguns historiadores afirmam que a Igreja Católica, para atrair mais fiéis, foi se adaptando ao calendário pagão. Eles pegavam essas datas acomemorativas pagãs e transformavam em algo “correspondente” no calendário cristão.  “ A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween“.”

Enfim, confusões religiosas à parte, atualmente, Halloween não passa de uma grande festa, onde a única alusão aos mortos se encontra nas fantasias de quem gosta de comemorar a data. E nas decorações das festas e lojas (aliás, tudo é motivo pra vender e comprar, não é?).  Então, faça o melhor que puder desta celebração. Divirta-se, mas se beber não dirija e vice-versa 😉

Happy Halloween!! 😉

Já escolheu sua fantasia?

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>