Olá amigos fãs de mitologia!  Hoje vamos falar de um trio bastante poderoso: as Moiras.

As Moiras eram três irmãs que detinham nas mãos o destino de homens e deuses. E por isso eram tão poderosas. Para os gregos, eram elas que teciam o destino de todos no mundo. Alguns acreditavam que eram mulheres idosas e maltratadas, e outros jovem e belas donzelas, mas sempre com aspecto um tanto sinistro.
O trabalho delas consistia em tecer o fio da vida de cada um. Para isso utilizavam-se de uma roca de fiar especial, também conhecida como Roda da Fortuna. Ao tecer a vida de uma pessoa, por vezes o fio passava na parte de cima da roda, por vezes na parte de baixo. E isso determinava os altos e baixos da vida de cada um, momentos de sorte e momentos de infortúnio. Ou seja, já naquela época, se sabia, que não importa quem você seja, tem momentos que você estará mais feliz do que nunca e momentos que você estará não tão bem assim. Faz parte da vida de todos. 🙂
Pelos romanos, as Moiras eram conhecidas como Parcas. Elas eram tão poderosas, que nem mesmo Zeus, o senhos dos deuses poderia interferir nas decisões delas. E, vamos combinar, elas deveriam ser muito certinhas e justas, pois outras no lugar dela teriam feito um belo estrago e subjugado todos os deuses tomando o poder do mundo para si, né não? (taà uma boa ideia para game!)
As fofas eram chamadas Cloto, Láquesis e Ãtropos, e cada uma delas tinha uma função especÃfica. Cloto – que em grego significa fiar – era quem segurava o fuso e tecia o fio da vida, e assim como Ãrtemis, à s vezes atuava como deusa dos partos. Sua irmã Láquesis – que em grego significa sortear – puxava e enrolava o fio tecido, além de sortear e registrar os acontecimentos da vida daquele indivÃduo que estavam tecendo. A última, e não menos importante, Ãtropos – significa afastar – era quem determinava o fim daquela vida. Era ela quem cortava o fio, a temida morte.

Semana que vem, vou falar de um outro trio. É um trio ainda mais assustador que o de hoje: as Fúrias.
Até lá! 😉
as moiras são assustadoras